Ele é parte até mesmo da cultura popular. “Debaixo do nariz”, “um palmo à frente do nariz”, “metendo o nariz em tudo”. O nariz é uma das partes mais evidentes do corpo, e sua forma chama a atenção e mexe com a autoestima. Felizmente, a rinoplastia é um dos procedimentos estéticos mais versáteis que existem, e contempla a maior parte das necessidades de quem sonha com um nariz perfeito.

Entretanto, por ser uma cirurgia bastante conhecida, popularizada inclusive entre celebridades e artistas, cria-se um conjunto de expectativas, às vezes irreais. Por isso, deve-se conhecer muito bem o que o procedimento pode e não pode fazer, assim como manter em mente que, tão importante quanto o formato do nariz, é sua harmonia com o resto do rosto.

Sucesso de público

Curiosamente, a rinoplastia é um dos raros procedimentos estéticos que é popular tanto entre homens como entre mulheres. O que não é surpreendente, visto que a cirurgia também é bastante buscada não apenas por motivos estéticos, mas de saúde também. A condição conhecida como desvio de septo é relativamente comum e, para muitos, representa um incômodo constante, já que pode até mesmo prejudicar a respiração.

Há também casos como a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa. Essa condição, incômoda por si só, também costuma piorar quando existe a presença de alergias nasais e respiratórias, como a rinite. Nesses casos, a rinoplastia de turbinectomia é recomendada para corrigir o problema.

Como é feito o procedimento?

Existem dois tipos de rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas. O que define qual tipo será aplicado é a necessidade do paciente, assim como a habilidade do médico.

Da mesma forma, a realização do procedimento depende bastante do desejo do paciente. O nariz, apesar de relativamente pequeno, é uma estrutura bastante complexa, com inúmeras formações ósseas e vastamente irrigado por pequenas artérias. Portanto, se haverá incisão, microfraturas corretivas, retirada, remodelamento ou mesmo enxerto varia de acordo com a avaliação do próprio médico, que vai observar, antes de tudo, a harmonia da nova forma com a face.

Pós-Operatório

Após a cirurgia é aplicado um plástico enrijecido – uma revolução em relação ao antigo gesso comum – dá uma fixação melhor e é mais higiênico, permitindo que o nariz fique imóvel por mais tempo. Este plástico também se molda de maneira mais eficiente ao nariz e pode ser molhado. A respiração ficará um pouco mais difícil na primeira semana, devido ao inchaço do procedimento, portanto é recomendado repouso absoluto nas duas primeiras semanas, acompanhado de alimentação pastosa, que não provoque uma mastigação incômoda.

Depois disso, é importante se preservar de atividades físicas intensas pelos primeiros três meses. Dores e inflamações podem acontecer nas primeiras semanas, mas descongestionantes e analgésicos simples garantem o bem-estar do paciente durante a recuperação. Em cerca de um mês, o resultado do procedimento já quase completamente visível.

Para ter a certeza de que sua rinoplastia atenderá seus desejos, você precisa dos profissionais mais qualificados. Entre em contato com a Clínica Dr. Ricardo Fuzaro e agende sua consulta.