As famosas “orelhas de abano” são imperfeições da cartilagem da orelha que a deixa com um aspecto de que são maiores do que o normal. Esta condição afeta a autoestima de quem tem e pode causar traumas psicológicos. Mas, há uma saída: Otoplastia.

Conhecida como a cirurgia plástica capaz de reparar tais deformações, ela visa diminuir o aspecto em abano e adequar o formato à estética facial. Pode ser realizada tanto em crianças (a partir dos 7 anos) quanto em adultos, uma vez que diversos fatores podem ter gerado a deformação, como da própria formação de nascença ou até mesmo decorrentes de traumatismos/acidentes.

A cirurgia das orelhas é indicada para aqueles que se sentem muito incomodados e constrangidos com o formato “abano”. Sua realização traz mais confiança à pessoa para se socializar, uma vez que estabelece uma aparência mais natural, beneficiando não só a parte estética do paciente, como também o seu interior.

Antes de se submeterem a essa cirurgia é necessário realizarem exames pré-operatórios e o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar com equipamentos e equipe treinadas para intercorrências. Durante o processo, o cirurgião repara as imperfeições na estrutura e corrige a assimetria de acordo com a angulação.

O paciente permanece no hospital em torno de 6 a 8 horas e por volta de 7 dias após, pode retornar às atividades habituais, utilizando faixa compressiva (tipo tenista) durante 30 dias. O resultado pode ser observado logo após a cirurgia, porém com edema localizado durante algumas semanas. Resultado final em torno de três meses.

Especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. Rodrigo Fuzaro é credenciado nos melhores hospitais para a realização dos procedimentos. Conte com uma estrutura de qualidade e marque sua avaliação em sua clínica.