Você está resolvida a colocar uma prótese de silicone nas mamas? Mesmo se tiver em mente que quer ficar parecida com uma mulher famosa, só um cirurgião plástico estará apto a explicar se a meta é possível, assim como tirar todas as dúvidas sobre a prótese mamária.

A cirurgia de mamoplastia de aumento, segundo Dr. Rodrigo Fuzaro, é indicada para a paciente com insatisfação do volume mamário por nunca ter tido ou para aquelas que perderam volume por gravidez ou amamentação e necessitam de uma prótese para preencher novamente a mama. A paciente só pode ser submetida a esse procedimento após o completo desenvolvimento das mamas.

 

Qual o tamanho ideal

Dr. Rodrigo Fuzaro explica que a prótese que deixará o resultado mais bonito será aquela que harmonizar as mamas (formato e posição das aréolas) com o tórax e a altura. Ele lembra ainda quem nem sempre o tamanho e volume que ficou bom para uma na amiga de 1,75m será o ideal para você mede menos, por exemplo.

 

Tipos de prótese

Tanto a redonda como a anatômica podem ser colocadas atrás do músculo peitoral ou por trás da glândula mamária.

  • Redonda: deixam o polo superior da mama mais em evidência, favorecendo o decote
  • Anatômica: conferem uma aparência mais natural da mama

 

Cicatrizes

As cicatrizes variam de mulher para mulher e podem ser

  • Na axila: mais indicada para quem não tem nada de mama
  • No sulco inframamário: posição mais frequente da cicatriz por haver menor índice complicações e não interferir na aréola ou axila
  • Na aréola: utilizada quando há necessidade de diminuir a aréola ou uma leve suspensão da mama
  • Em T invertido: para quando a mama já está totalmente ptosada (caída)

 

Durabilidade da prótese

Dr. Rodrigo Fuzaro afirma que as próteses modernas podem durar mais que 10 anos, mas a mama muda ao longo do tempo pela idade, gravidez e amamentação, fazendo-a cair. Dessa forma, quanto mais tempo (em torno de 10 anos) durar a cirurgia melhor. Todos os excessos em cirurgia plástica não são bem-vindos porque a cada cirurgia, mais difícil é de conseguir um bom resultado e isso vem acompanhado da insatisfação da paciente, gerando um círculo vicioso. Além disso, a cada cirurgia a possibilidade de complicações aumenta como hematoma, cicatriz inestética e necrose de aréola como exemplos.

 

Você também vai gostar de saber mais sobre:

Mastopexia com mamoplastia: dupla perfeita

Cirurgia para colocar silicone é a mais realizada no Brasil

O peso dos seios pode causar dor na coluna