A rinoplastia, também conhecida como cirurgia de nariz, é um procedimento muito procurado por seus efeitos na autoestima dos pacientes. Mas, além dos fins estéticos também pode trazer melhorias significativas na qualidade de vida de quem a realiza.

 

Em casos de necessidade de correção do septo, ela pode eliminar ou amenizar sintomas como rinites e sinusites, dificuldades para dormir, diminuição do olfato e paladar, performance esportiva e qualidade da respiração.

 

O principal critério para a realização da cirurgia é a proporção e simetria facial, que pode auxiliar o paciente a visualizar o resultado da cirurgia. É possível aumentar ou diminuir o tamanho, projetar a ponta, afinar as asas e até mesmo mexer diretamente no osso do nariz, deixando-o mais retinho.

 

Depois da escolha do processo, que depende das necessidades e objetivos do paciente, é escolhida a técnica a ser utilizada entre as opções aberta (exorrinoplastia) ou fechada (endonasal). Nenhum dos dois tipos deixa marcas ou cicatrizes e o pós-operatório é, na maioria das vezes, indolor.

 

A recuperação da rinoplastia é longa, e exige repouso relativo nos primeiros 7 dias e moderado até o 15º dia após a operação. Após esse período, já é possível voltar às atividades do dia a dia, mas ainda sem fazer grandes esforços físicos, que são recomendados apenas após três meses da cirurgia.

 

Você acha que a rinoplastia pode melhorar sua autoestima? Então marque uma consulta com o Dr. Rodrigo Fuzaro e tire todas as suas dúvidas.