O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas em todo o mundo e todo ano o número de novos pacientes aumenta. Mas, uma das principais etapas de qualquer um desses procedimentos é uma que a maioria das pessoas não procura saber muita coisa sobre: o planejamento.

Diferente do que parece, não é uma tarefa tão simples. São vários aspectos que devem ser considerados e pensados muito antes de agendar o tratamento. Alguns deles são:

Financeiro: Cirurgias nem sempre são baratas. Geralmente, há a necessidade de separar uma parte do salário ou até mesmo juntar dinheiro por algum tempo. O importante é: saber quanto custa o procedimento que quer realizar e se programar para não passar aperto mais para frente.

Pesquise sobre seu médico: Se você sabe quanto custará, provavelmente já escolheu o seu cirurgião. Saiba que as informações que você precisa saber dele, como sua especialidade e formação, podem ser encontradas na internet (como no site do Conselho Regional de Medicina, por exemplo) e, além disso, não é difícil procurar referências com outras pessoas que já passaram com o mesmo profissional.

Prepare-se fisicamente: A grande maioria das cirurgias exigem uma preparação intensa, com entrevistas, mudanças de hábito, baterias de exame, perda de peso, dietas e até mesmo tomar alguns remédios previamente. Portanto, pesquise tudo sobre o pré-procedimento e esteja preparado para alguns meses intensos.

Reserve tempo para recuperação: Tão importante quanto a cirurgia em si, o pós-cirúrgico é definitivo para o resultado. Seguir as recomendações e ter muita paciência são essenciais na recuperação de qualquer cirurgia. Portanto, programe seu tempo para evitar complicações.

Pode parecer óbvio, mas falando em cirurgia plástica, procure um cirurgião plástico. Essa é a melhor dica que podemos lhe dar.