Uma nova moda está dando o que falar nos Estados Unidos. Batizada de Instabreast ou aumento dos seios instantâneo, a técnica promete ser um test-drive para quem deseja prever como ficariam os seios com o implante de silicone. Funciona assim: o médico injeta solução salina nas mamas até que elas cheguem ao tamanho desejado. O procedimento é feito sob anestesia local, demora apenas 20 minutos e o efeito dura cerca de 24 horas, período em que o líquido é reabsorvido pelo organismo.

Parece um sonho? Há controvérsias! “A tradicional mamoplastia de aumento evoluiu muito e, hoje, alia segurança com bons resultados. Não devemos trocar um conceito já bem fundamentado por procedimentos efêmeros e com grande potencial de riscos, como infecção e hematomas”, alerta o Dr. Rodrigo Fuzaro. Além disso, o cirurgião plástico adverte que a aplicação de soro fisiológico nos seios não simula perfeitamente o resultado que a paciente teria com a cirurgia – com o a prótese de silicone, a mama toda ganha projeção e fica muito mais bonita.

Concluindo: tenha muito cuidado com modismos e consulte sempre um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.