Por uma série de questões morais e educação social, muitas mulheres ainda tem muito receio de falar sobre seus corpos – principalmente suas regiões íntimas. Não que isso precise ser um tópico aberto de conversa. Mas, às vezes, quando aspectos dessas regiões incomodam, psicológica ou mesmo fisicamente, as mulheres ainda têm receio e vergonha de falar sobre o assunto. E conviver com esse incômodo pode diminuir muito sua qualidade de vida. Por isso, vamos falar sobre a ninfoplastia.

Essa cirurgia plástica visa corrigir o aspecto estético dos pequenos lábios, a região interna das partes íntimas da mulher. Eles são protegidos pelos grandes lábios, logo abaixo da região pubiana, e envolvem partes bastante sensíveis do corpo feminino, como o clitóris. Os próprios pequenos lábios são bastante sensíveis, e estão intimamente ligados à qualidade do contato sexual.

Existem casos em que a forma a forma dos pequenos lábios desagrada a mulher, seja esteticamente ou mesmo fisicamente. Caso a mulher não goste de como eles são, ela pode se sentir constrangida ou mesmo com medo de expô-los. No caso de hipertrofia – quando os pequenos lábios crescem demais – esse incômodo pode ser físico, pois a dinâmica e fricção do ato sexual pode até mesmo feri-los.

Dessa forma, a ninfoplastia é mais do que um luxo estético – ela pode muito bem ajudar a melhorar a qualidade de vida da mulher, e por isso deve ser considerada com tranquilidade se médico e paciente entenderem como uma boa alternativa.

Incidentalmente, é importante frisar: quando médico e paciente falarem sobre o assunto, é necessário que expectativas estejam alinhadas. Muitas pessoas têm ideias irreais sobre o que a cirurgia plástica pode ou não fazer, e é importante que o médico deixe claro quais podem ou não serem os resultados finais.

A cirurgia em si não é complexa: uma anestesia garante que a mulher não sinta dor alguma durante o procedimento. O médico realiza a incisão e retira a parte que considera necessária, para então reconstituir os pequenos lábios. Tratando-se de uma cirurgia em região sensível, os pontos utilizados na sutura normalmente são reabsorvíveis, para evitar que se mexa demais na região.

Como se trata de um procedimento que utiliza uma incisão, é normal que exista uma arroxeamento da região e inchaço. Pequenas compressas de gelo ajudam a conter a inflamação inicial. É recomendado guardar repouso pelos primeiros dias, e evitar esforço físico no primeiro mês. Tome cuidado com a higienização da região: use apenas água morna e sabonete neutro.

Com a completa cicatrização e diminuição do inchaço é possível observar o resultado final. E, com isso, recuperar a segurança e a autoestima sobre seu corpo – e você não precisa ter vergonha de falar sobre isso. Entre em contato com o Dr. Rodrigo Fuzaro e agende sua consulta para saber mais sobre a ninfoplastia.