Para quem quer chegar no verão com o corpo em dia, o inverno é a época mais certa para se preparar. Especialmente quando se trata de cirurgias plásticas, já que a estação fria é considerada ideal para se submeter a um procedimento cirúrgico, por ser um período em que se passa mais tempo dentro de casa, sem expor o corpo ao sol.

Nos períodos mais frios do ano, há um aumento de cerca de 50% na procura por cirurgias.  Isso se deve ao fato de a temperatura estar mais amena, ajudando na recuperação e diminuindo o inchaço (edema), além de coincidir com as férias escolares.

A preocupação não está somente com a cirurgia em si, mas também com o pós-operatório. As cirurgias nos seios, abdômen e lipoaspiração, por exemplo, exigem o uso da cinta durante dias ou até mesmo meses, o que pode incomodar nos dias quentes de verão. Além disso, a pele também não fica tão exposta aos raios solares.

Nos meses de junho e julho, a procura por procedimentos cirúrgicos aumenta principalmente por dois motivos: férias e o próprio frio. Isso porque, o paciente necessita de 30 a 45 dias para uma recuperação inicial. A recomendação é programar com antecedência, realizando a consulta e os exames precocemente, agendando sua cirurgia sem preocupações.

Por fim, as cirurgias mais procuradas nessa estação são as de corpo (lipoaspiração, abdominoplastia e mamoplastia), embora as de face também continuem sendo solicitadas.