A realização de uma cirurgia estética é um grande momento na vida de uma pessoa. Um ponto de virada, de surgimento de oportunidades e de uma autoestima melhorada. Um procedimento estético satisfatório pode ser realmente incrível.

Mas, ainda assim, é um procedimento cirúrgico. Portanto, antes da euforia do sucesso, é necessário observar todos os cuidados possíveis para garantir que esse sucesso realmente venha a acontecer. Os cuidados pré-operatórios são tão parte do êxito de uma cirurgia como a própria cirurgia em si. Por isso, na hora de escolher onde realizar seu procedimento, é preciso observar se você está recebendo as melhores e mais precisas orientações.

Uma maneira de distinguir boas orientações é o rigor delas. Cuidados pré-operatórios podem parecer um tanto draconianos para quem realiza um procedimento pela primeira vez, mas lembre-se: uma cirurgia estética ainda é uma cirurgia. Mexer com o corpo sempre exige o cuidado de profissionais qualificados, mas, quanto melhor o corpo que o paciente entrega para o seu cirurgião trabalhar, mais eficiente é o seu processo e melhor é o resultado.

Mudança de hábito

Cada procedimento tem suas especificidades, é claro. Um lifting, por exemplo, exigirá alguns cuidados distintos de uma lipoaspiração. Mas, além dos cuidados particulares de cada processo, que devem ser indicados por um médico de qualidade, algumas ações gerais dos pacientes podem ser benéficas como um todo, e não são tão complexas assim: a maioria inclui apenas mudanças de hábitos.

Cerca de um mês antes do procedimento, alguns cuidados já podem ser tomados. O primeiro deles é a alimentação. Dependendo do porte da cirurgia, o corpo pode precisar de boas reservas nutricionais, tanto para o processo de cicatrização e recuperação pós-cirúrgico como, no caso de liftings e rinoplastias, é indicado que o paciente consuma apenas alimentos pastosos. Estar com a nutrição em dia pode facilitar uma alimentação mais restrita pós-operatória.

Uma dieta rica em ferro, zinco e vitaminas A, C e K, é importante tanto para melhorar a cicatrização do paciente quanto para a síntese de colágeno, que trabalha na reparação dos tecidos afetados. Nutrientes de carnes vermelhas, verduras verdes escuras, frutas (principalmente as alaranjadas) e legumes também são bastante benéficos.

O cigarro é um grande inimigo em geral para a saúde. No pré-operatório, não é diferente. No entanto, para muitos pacientes, parar de fumar repentinamente pode ser algo complicado. Dessa forma, o ideal é que se diminua gradualmente até parar em definitivo dias antes da cirurgia, e manter assim no primeiro mês pós-operatório, visto que o cigarro prejudica bastante o processo de cicatrização.

O grande dia

Falando sobre cuidados a médio prazo, outro tipo de paciente que deve observar certas ações contínuas é aquele com sobrepeso. O tecido adiposo não é tão resistente às infecções, assim como também é mais difícil de suturar. Acompanhamento nutricional e uma rotina de atividades físicas visando a perda de peso são essenciais. Procedimentos como lipoaspiração e abdominoplastia, que agem diretamente na região onde o tecido adiposo costuma se acumular mais, são particularmente exigentes nesse sentido. Por isso, perda de peso é recomendada.

Conforme a cirurgia se aproxima, é recomendado aos pacientes – desde que autorizado pelo médico, claro – que interrompam o uso de ácido acetilsalicílico (remédios como AAS, Aspirina, Buferin e similares), anti-inflamatórios não hormonais (como Voltaren, Cataflan e similares), fórmulas para emagrecimento ou outras medicações estimulantes. Esse tipo de medicamento prejudica a coagulação sanguínea, o que pode dificultar a recuperação pós-operatória, facilitando a aparição de hematomas e inchaços.

Para o dia da cirurgia, um jejum de 8 horas é recomendado. No dia anterior, evitar por completo bebidas alcoólicas, cigarros, consumindo apenas alimentos leves e não se expondo ao sol – esse último tópico é particularmente importante caso o procedimento envolva toxina botulínica, ácido hialurônico ou outros materiais usados sobre a pele.

Com esses cuidados gerais, seu procedimento estético tem chances muitos maiores não apenas de ser um sucesso, mas de seus efeitos também durarem muito mais.

A Clínica Dr. Rodrigo Fuzaro oferece os melhores e mais competentes profissionais para orientar os pacientes sobre os melhore cuidados pré e pós-operatórios, garantindo o resultado desejado com qualidade e eficiência. Entre em contato conosco e agende sua consulta.