Nossa autoestima está diretamente ligada ao nosso corpo. Ninguém se sente à vontade quando se olha no espelho e vê algo que gostaria que não estivesse ali. Ou então se essa forma do nosso corpo se desenvolveu de uma maneira que nos provoca dor e desconforto na hora errada. E é para isso que a medicina estética desenvolveu a ninfoplastia.

A ninfoplastia é a cirurgia corretiva das regiões íntimas da mulher. Através do procedimento, partes como os grandes e pequenos lábios podem tomar uma forma que permita à paciente se sentir confortável, sem dor e completamente autoconfiante.

Por que mexer ali?

As motivações para uma ninfoplastia não são apenas estéticas – embora a questão psicológica envolvendo as formas dos pequenos lábios seja tão importante quanto qualquer outra, afinal, o bem-estar com seu próprio corpo faz parte da qualidade de vida da pessoa.

Entretanto, em casos mais raros, devido ao formato da região, pode ser difícil realizar uma higienização completa e apropriada, e o acúmulo de material orgânico pode levar a infecções constantes, o que é uma motivação médica objetiva para o procedimento.

Além disso, se houver um desenvolvimento excessivo dos pequenos lábios, é comum haver dor durante a relação sexual. O incômodo acontece, pois, estas estruturas acabam dobrando-se para dentro da vagina durante a penetração. O atrito e o desconforto, que prejudicam a lubrificação, podem até mesmo causar pequenas lesões, o que torna a cirurgia uma alternativa viável.

Como é a cirurgia?

O ideal é retirar apenas o excesso, fazendo com que a estrutura dos lábios permaneça oculta quando a mulher está em posição de descanso. Por isso, é importante procurar um profissional qualificado e atento, para que exageros não sejam cometidos.

Utiliza-se uma anestesia raqui ou peridural, dependendo das necessidades do procedimento. Como se trata de uma cirurgia simples, a alta pode acontecer no mesmo dia. Após a retirada do excesso e remodelação da estrutura, pequenos pontos contém o resultado. As cicatrizes são mínimas, quase imperceptíveis para quem não conhece o procedimento.

Os primeiros resultados costumam aparecer já no primeiro mês, depois da diminuição do inchaço do procedimento. Em três meses, o resultado definitivo é evidente. O pós-operatório, visto que é uma região complexa, exige alguns cuidados: em raros casos de dor e inflamação, compressas de gelo e analgésicos simples são o bastante.

O repouso inicial deve ser observado por 2 ou 3 dias, e nenhuma atividade física mais intensa deve acontecer no primeiro mês. As relações sexuais também devem ser evitadas no primeiro mês, para garantir que os pontos estejam firmes e a cicatrização não seja comprometida.

Garantir um procedimento tranquilo com os melhores resultados exige os profissionais mais qualificados. Entre em contato com a clínica Dr. Rodrigo Fuzaro e agende sua consulta.